Seguidores

sábado, 2 de abril de 2011

AC/DC

AC/DC é uma banda de hard rock formada em Sydney, Austrália em 1973 pelos irmãos Angus e Malcolm Young. A banda é normalmente classificada como hard rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal, juntamente com bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Thin Lizzy, Judas Priest e Deep Purple. No entanto, os seus membros sempre classificaram a sua música como rock and roll.
AC/DC passou por várias mudanças de alinhamento antes de lançarem o seu primeiro álbum, High Voltage, em 1975. A formação manteve-se estável até o baixista Cliff Williams substituir Mark Evans em 1977. Em 1979, a banda gravou o seu bem-sucedido álbum Highway to Hell. O vocalista e co-compositor Bon Scott faleceu a 19 de Fevereiro de 1980, após consumir na noite anterior uma grande quantidade de álcool. O grupo considerou por algum tempo a separação, mas rapidamente o ex-vocalista dos Geordie Brian Johnson foi selecionado para o lugar de Scott. Mais tarde nesse ano, a banda lançou o seu álbum mais vendido, Back in Black.

O álbum seguinte da banda, For Those About to Rock (We Salute You), foi também bem sucedido e tornou-se o primeiro álbum de heavy metal a atingir o 1º lugar nos Estados Unidos. O AC/DC caiu em popularidade pouco após a saída do baterista Phil Rudd em 1983. As fracas vendas continuaram até ao lançamento de The Razor's Edge em 1990. Phil Rudd regressou em 1994 e contribuiu para o álbum de 1995 da banda, Ballbreaker. Stiff Upper Lip foi lançado em 2000, tendo sido bem recebido pela crítica. Planos para um novo álbum foram anunciados em 2004, sendo cumpridos em 2008, com o lançamento do álbum Black Ice no dia 20 de outubro de 2008.

O AC/DC já vendeu cerca de 200 milhões de cópias em todo o mundo, incluindo 71 milhões somente nos Estados Unidos. Back in Black já vendeu cerca de 43 milhões de cópias a nível mundial, do quais 22 nos EUA, fazendo dele o 2º álbum mais vendido de todos os tempos e o 5º mais vendido nos Estados Unidos. AC/DC ficou em quarto na lista da VH1 dos 100 Maiores Artistas de Hard Rock e foram considerados pela MTV a 7ª "Maior Banda de Heavy Metal de Todos os Tempos" e em 2004, a banda ficou em 72º na lista dos "100 Maiore Artista de Todos os Tempos" feita pela revista Rolling Stone.



Discografia:
AC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DCAC/DC

                                                       Você Sabia?

Túmulo de Bon Scott, Fremantle Cemetery, Austrália. Em 19 de fevereiro de 1980, morre tragicamente o vocalista Bon Scott, afogado em seu próprio vômito depois de ingerir bebidas alcóolicas em excesso. A perda marcou profundamente a banda.

Quando tudo parecia ser o fim, os pais de Bon Scott deram a maior força para AC/DC continuar, afinal eles eram uma banda jovem e tinham muito para oferecer. Então, Brian Johnson foi convidado por Malcolm e Angus Young que assistiram um show com o antigo vocalista Bon Scott e que Brian Johnson estava se apresentando com sua banda, Geordie. Brian Johnson chegou atrasado na audição onde foi escolhido como novo vocalista, mas quando começou a cantar, o sorriso renasceu nos rostos de Angus e Malcolm pela primeira vez desde a morte de Scott. No mesmo ano, o AC/DC voltou com tudo, lançando Back in Black, álbum que foi uma homenagem (até no nome) a Bon, vendendo mais de 20 milhões de cópias só nos E.U.A. na época de seu lançamento. Back in Black é hoje o segundo disco mais vendido da história (42 milhões de cópias), só perdendo para Thriller (54 milhões de cópias), de Michael Jackson.

A irmã de Angus e Malcolm Young, Margaret, criou o nome. Aparentemente ela achou a sigla em um eletrodoméstico, e achou que casava bem com a banda, visto que tinha a ver com eletricidade (AC/DC é um indicativo de corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria que designava bissexuais mas já era tarde. São infundadas as versões de que o nome seria uma sigla para Anti-Christ/Dead-Christ (anticristo, cristo morto).

Várias histórias dos primórdios do AC/DC foram relembradas em uma longa entrevista com Angus Young ao site australiano Undercover News. Dentre elas, consta a do surgimento do nome AC/DC, que foi idéia de Sandra Young, esposa de George Young, irmão de Angus e Malcolm. "Foi meio que uma combinação", diz Angus. "Nós estávamos pensando em nomes e ela mandou esse. O negócio colou. Nós achamos que era um grande nome, precisávamos rapidamente de um porque fomos a uma agência de shows em Sydney e eles nos disseram que tinham alguns shows marcados, então nós realmente precisávamos de um nome". George Young foi membro fundador do grupo THE EASYBEATS e mais tarde se tornou metade da formação do FLASH AND THE PAN, com seu companheiro da época de EASYBEATS Harry Vanda. George produziu vários dos primeiros álbuns do AC/DC, incluindo "Powerage" e "High Voltage", e também o álbum "Stiff Upper Lip", de 2000. Nos primeiros dias, o AC/DC era realmente um negócio de família. Foi a irmã de Angus e Malcolm que teve a idéia do uniforme escolar de Angus. “Ela sempre dizia 'Angus chega correndo em casa, pega sua guitarra e sai pela porta, ainda com a roupa da escola' ou eu sempre estava em casa trancado no meu quarto martelando a guitarra”, disse o guitarrista. "Minha irmã sempre se recordava de me ver usando o uniforme escolar quando estava com a guitarra. Ela disse: 'porque não mantém o uniforme? Desta forma, as pessoas terão algo para olhar'".

A música "Suicide Solution" de Ozzy Osbourne não fala sobre suicídio, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam; na realidade, sua letra trata sobre alcoolismo e foi escrita por Ozzy quando o vocalista do AC/DC, Bon Scott, morreu de coma alcóolico. A palavra "solution" do título é "solução" no sentido de "mistura" e não no sentido de "resposta". A tradução correta seria "mistura suicida" se referindo ao álcool.

Angus perde durante um show 7 quilos, e percorre o palco cerca de 8 kilometros.

A música "The Jack" , é sobre uma mulher que contamina seus parceiros com doenças venéreas.

O AC/DC vendeu cerca de inacreditáveis 80 milhões de albuns desde a existência da banda!

A história do uniforme escolar do Angus é que quando era mais jovem ele voltava da escola, pegava a guitarra e saia novamente para tocar, ainda com o uniforme da escola. Mais tarde, quando a banda começou, sua irmã Margaret sugeriu que ele devia continuar usando aquilo. Ele não concordou mas depois foi convencido pelo irmão George, que achou que o uniforme faria as pessoas lembrarem da banda.

A banda já recebeu uma indicação para o American Music Awards em 1982 como "Melhor Banda/Dueto/Grupo de Pop/Rock.E também já foi indicada no MTV Video Music Awards como "Melhor Videoclipe de Heavy Metal/Hard Rock" com "Thunderstruck".

Em 18/01/1991: Três fãs morrem esmagados em em um show do AC/DC em Salt Lake City.

No dia 19 de fevereiro de 1980, Bon Scott passou a noite inteira bebendo em Londres. Na manhã seguinte, Alistair Kinnear (um conhecido de Scott) o levou ao hospital em Camberwell, Scott foi declarado morto quando chegou ao hospital.Aspiração pulmonar de vômito foi a causa da morte de Bon Scott.No documento oficial de sua morte está listado como "intoxicação por álcool" e "morte por desventura

Após a morte de Bon Scott, a banda pensou em desistir, no entanto, Scott teria querido que o AC/DC continuasse. Vários vocalistas foram citados para substituir Scott, incluindo Buzz Shearman, ex-vocalista do Moxy e Terry Slesser, ex-vocalista do Back Street Crawler. Os membros do AC/DC finalmente decidiram que o novo vocalista seria Brian Johnson, ex-Geordie.

O AC/DC entrou no Rock and Roll Hall of Fame em março de 2003. Durante a ceremônia a banda tocou "Highway to Hell" e "You Shook Me All Night Long", com os vocais feitos por Steven Tyler do Aerosmith. Durante o discurso, Brian Johnson citou a música deles "Let There Be Rock".

No dia 1 de outubro de 2004, uma rua de Melbourne, Corporation Lane, foi renomeada para ACDC Lane em homenagem à banda.A rua fica perto da Swanson Street, onde a banda gravou o videoclipe de 1975 da música "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)".[22] Uma rua em Leganés, Espanha recebeu o nome de "Calle de AC/DC" no dia 2 de março de 2000.

Em 2005, a RIAA atualizou o número de álbuns vendidos pela banda nos Estados Unidos de 63 milhões para 69 milhões de cópia vendidas, fazendo do AC/DC a quinta banda que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos e o décimo artista que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, vendendo mais que Madonna, Mariah Carey e Michael Jackson.A RIAA também certificou Back in Black como dupla platina (vinte milhões) nos Estados Unidos, o álbum já vendeu mais de 22 milhões de cópias, sendo o quinto álbum mais vendido da história do país.

Aos 2:25 da música "If You Want Blood (You've Got It)"Bon diz "O Positive!"

No final de "Night Prowler",Bon diz "Shazbot, nanoo, nanoo." A citação é de um antigo seriado da década de 80 na tv americana chamado "Mork and Mindy".

Angus sempre tocou apenas um tipo de guitarra, uma Gibson SG. Malcolm,por outro lado, tocou uma Gretsch Rock Jet de que foram tirados todos os controles, exceto o botão de volume, durante alguns anos.

As cinzas de Bon Scott foram enterradas no Freemantle Cemetery na Austrália.

Bon Scott toca a gaita de foles no final de "It's a Long Way to the Top".Ele aprendeu a tocar na sua juventude e chegou a tocar na banda marcial escocesa de seu pai quando era jovem.

A polícia e a imprensa acusaram os AC/DC de corromper mentes juvenis depois que pegaram Richard Ramirez, conhecido por "Night Stalker" (Espreitador Noturno). Aparentemente, quando ele foi preso estava vestindo uma camisa dos AC/DC, e tinha copiado algumas letras do AC/DC pouco antes.

O primeiro espetáculo da banda foi na festa de ano novo de 1973 do clube noturno Chequers em Sydney, na Austrália.

Na época de parte da tourné de Blow Up Your Video em 1988 a banda disse que Malcolm tinha saido para cuidar de seu filho doente. Mais tarde foi revelado que o problema de bebida de Malcolm estava sair do controle. Ele foi substituido durante a tour pelo seu sobrinho Stevie Young, que parecia e tocava parecido com Malcolm.
Simon Wright sempre foi um grande fã de Dio (NT: Ronnie James Dio, ex-vocalista do Black Sabbath) e quando a banda Dio precisou de um baterista, Ronnie perguntou a Simon se ele gostaria de fazer parte da banda. Ele não exitou em tomar a decisão.

"Who Made Who" não é um album de greatest hits,é a trilha sonora do filme "Maximum Overdrive" de Stephen King. As músicas do album foram escolhidas pelo próprio Stephen King, que é um grande fã dos AC/DC. Os instrumentais foram gravados especialmente para o filme.

Depois da morte de Bon, a banda recebeu uma carta de um fã de 14 anos, contando como o tal de Brian Johnson seria um bom substituto para Bon. Após ler a carta, Malcon lembrou-se que a banda havia assistido a uma performance de Brian Johson, e que Bon havia comentado sobre que grande cantor Brian Johson era. Então os AC/DC fizeram uma audição e aceitaram-no.

AC/DC - A irmã de Angus e Malcolm Young, Margaret, criou o nome. Aparentemente ela achou a sigla em um eletrodoméstico, e achou que casava bem com a banda, visto que tinha a ver com eletricidade (AC/DC é um indicativo de corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria que designava bissexuais mas já era tarde. São infundadas as versões de que o nome seria uma sigla para Anti-Christ/Dead-Christ (anticristo, cristo morto).



Em 2004 o vocalista do grupo Brian Johnson assinou as músicas de um musical sobre Helena de Tróia trazendo Dolores O’Riordan, do Cranberries no papel principal.

o verdadeiro nome do Bon Scott é Ronald Belford.
Clique no  link abaixo e ouça as mais tocadas da banda
playlist/1-300552_80101_1023748_1003021_1003023_80100_1062337_1005484_1160619/


Nenhum comentário:

Postar um comentário