Seguidores

terça-feira, 24 de julho de 2012

Lynyrd Skynyrd

No verão de 1964, os amigos adolescentes Ronnie Van Zant, Allen Collins e Gary Rossington formaram a banda "The Noble Five", que em 1970 passou a se chamar Leonard Skinnerd, em homenagem a seu professor de educação física Leonard Skinner, notório por cumprir rigidamente a regra da Robert E. Lee High School que proibia os jovens de usarem cabelo comprido. O nome definitivo foi adotado pouco antes do lançamento de seu primeiro álbum.

Em 1972, o baixista Leon Wilkeson e o tecladista Billy Powell, ex-roadie, passaram a integrar o grupo, pouco antes do lançamento do primeiro álbum, Pronúncia lêh-nérd 'skin-'nérd. O disco foi muito bem sucedido, tendo os hits "Free Bird" e "Gimme Three Steps" como principais destaques. Foram convidados para abrirem a turnê do The Who nos Estados Unidos, ficando famosos em todo o país. 
 O segundo trabalho, Second Helping, saiu logo em 1974 e "Sweet Home Alabama", o carro-chefe, levou-os à conquista do disco de ouro. O baterista Robert Burns é substituído por Artymus Pyle e o próximo álbum Nuthin' Fancy trazia o clássico "Saturday Night Special", mantendo o Lynyrd nas paradas.

Após Gimme Back My Bullets, de 1976, mais algumas mudanças ocorrem na formação: o guitarrista Steve Gaines entra no lugar de Ed King, e as backing vocals The Honkettes são adicionadas, com Jo Jo Billingsley, Leslie Hawkins e Cassie Gaines, irmã de Steve.


Gravam o duplo ao vivo One More From The Road, um dos maiores sucessos comerciais de toda a carreira, e "Free Bird", em versão ao vivo, volta a estourar nas rádios. Aproveitando o bom momento, gravam o inédito Street Survivor, em 1977, que ganhou disco de ouro já no lançamento. As faixas "That Smell" e "What's Your Name" tornaram-se verdadeiros hinos na época. 
 Porém, quando tudo parecia que ia bem, um trágico acidente impactou a carreira da banda: no dia 20 de outubro de 1977, 26 pessoas, incluindo os músicos, roadies e tripulação, partiram em direção ao estado de Lousiana no avião particular da banda, um Convair 240. Apresentando falhas mecânicas (apontando que tenha sido a quantidade insuficiente de combustivel para cobrir a distancia), o avião caiu numa floresta perto de Mississipi. O vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines morrem na hora, enquanto Cassie Gaines, sua irmã, com a garganta cortada de ponta a ponta, chora e agoniza até morrer no colo de dois dos músicos sobreviventes - este relato foi divulgado por um dos músicos sobreviventes do desastre, apesar de ter sido desmentido pelos médicos que fizeram a autópsia dos corpos. Apenas uma semana antes do acidente havia sido lançado o álbum Street Survivors que mostrava na capa a banda em meio a fogo. O disco foi recolhido pela gravadora e a capa trocada após o acidente, tornando-se a original uma raridade. 
 O acidente expôs o Lynyrd Skynyrd na mídia de uma maneira nunca antes vista, o que contribuiu para que os álbuns já lançados vendessem alguns milhares a mais de cópias. A gravadora MCA solta várias coletâneas no mercado e somente três anos depois, os sobreviventes do desastre aéreo formam um outro grupo, o Rossington-Collins Band, que não obteve grande repercussão.

Allen Collins decide então seguir em carreira solo, interrompida em 1986, após um grave acidente automobilístico que o deixou paralítico, vindo a morrer em 1990 de pneumonia. Foi lançado um tributo intitulado Southern by the Grace of God, com participações especiais do exímio guitarrista Steve Morse, além de
Charlie Daniels, Jeff Carlisi e Donnie Van Zant.

Em 1991, se reúnem novamente e gravam o inédito Lynyrd Skynyrd 1991, com Johnny Van Zant, irmão de Ronnie, nos vocais e com o trio de guitarras Ed King, Rossington e Randall Hall (ex-The Allen Collins Band). Mantiveram-se na mídia com os regulares The Last Rebel, de 1993 e Endangered Species, 1994, fazendo shows sempre com lotação máxima, mais pelo nome imortalizado no passado do que pelos álbuns dessa nova fase. 
 Em 1996, saiu o documentário Freebird...The Movie, com cenas inéditas da banda e toda a sua história. A gravadora MCA relançou recentemente o clássico ao vivo One More From The Road, de 1976, com 10 faixas extras, além de mais uma infinidade de coletâneas e ao vivos.

No dia 27 de julho de 2001, mais uma triste notícia para os fãs: o baixista Leon Wilkeson faleceu "de causas naturais", em Jacksonville, aos 49 anos. O Lynyrd Skynyrd estava em turnê com
Ted Nugent e Deep Purple e planejava mais um álbum inédito. A banda, porém, continua na estrada.

No dia 14 de março de 2006, o Lynyrd Skynyrd entra para o Hall da Fama do Rock and Roll com direito a uma apresentação especial com a música "Sweet Home Alabama", executada por Bob Burns na bateria, Artimus Pyle na percussão, Ed King na guitarra e JoJo & Leslie (Honkettes originais) nos backing vocals. Além deles o vocal ficou por conta de Johnny Van Zant e Kid Rock. Ainda em 2006, a banda teve seu "hino" "Free Bird" presente no game Guitar Hero 2, sendo esta a música mais difícil do jogo.


Em 2008 o Lynyrd Skynyrd anunciou em seu site oficial que estava em processo de gravação de um novo álbum. O lançamento está programado para o começo de 2009.


Em 28 de janeiro de 2009 o tecladista Billy Powell (56 anos) morreu em sua casa em Orange Park, Flórida. Suspeita-se que o motivo teria sido um ataque cardíaco. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário